O texto sagrado de Josué 6:1 a 20 conta esta história de trazer arrepios em nosso corpo, Deus, através da obediência de Josué faz cair não os muros, mas uma grande muralha que cercava a cidade de Jerico, esta muralha media aproximadamente 9 metros de altura, e na verdade eram dois muros da mesma altura que corriam paralelos, e sua largura no total chegava a Ter aproximadamente uns 6 metros, isto era grande o bastante ao ponto de ser construído uma casa em cima da muralha.

A MURALHA DOS NOSSOS DIAS

 

Esta muralha representa os grandes impedimentos para nossas vidas, pois do lado de fora existem muitos famintos e doentes, enquanto lá dentro pessoas bem sucedidas, num abrigo quentinho, o alimento guardado nas prateleiras.

Esta muralha representa o impedimento para alguém alcançar seus ideais, quantos hoje em dia não conseguem se quer um lugar para morar, um emprego para que através de seu salário possa alimentar sua esposa e seus filhos pequenos, esta muralha esta posta a frente de muitos os impedindo a sorrir, não conseguem dormir em paz, acordam durante a madrugada num pesadelo de problemas, e chegam a perder a esperança de poder abençoar a sí mesmos e aos seus familiares.

O QUE OS FILHOS DE ISRAEL TINHAM ?

 

O povo de Israel peregrinava no deserto em busca de uma terra ao qual Deus prometeu para a descendência de Abraão, não tinham casa para morar, onde guardar seus pertences, enfim nada tinham a não ser a promessa de Deus que em breve iriam morar em casa própria, Ter uma terra para plantar, um lugar para descansar, e a fé dentro de seus corações que certamente guiava aquele povo.

Uma outra coisa que aquele povo não possuía eram provas materiais que iriam morar em Jerico, eles não possuíam a escritura do terreno ou da casa, não havia um contrato assinado, não haviam um recibo, enfim nenhuma prova para seus olhos verem, a única coisa que havia era a fé, isto sim havia, um povo que embora cansado de andar de um lado para outro buscando abrigo da chuva e do sol, ainda tinham a esperança não em si mesmo mas em Deus, a Fé não fingida lhes mostrava que embora não houvesse provas materiais eles iriam em breve Ter seu lar, seus sonhos realizados, o alimento para dar a seus filhos, a água para saciar sua sede.

O QUE O POVO DE HOJE POSSUI - SERÁ QUE TEM A FÉ DE ISRAEL ?

E desta forma hoje muitos também não têm nada, buscam diariamente um emprego, um salário que pague o alimento dos filhos, uma casa para morar dignamente, uma vida segura para seus familiares, a muralha continua lá na frente os impedindo de caminhar, de conquistar seus sonhos, não possuem um contato numa grande empresa, não tem um contrato assinado que lhes de a garantia de uma residência ou trabalho, mas será que tal como Israel eles tem a fé em Deus, será que a angustia de tanto tempo de sofrimento e miséria não lhes roubou a fé em Jesus Cristo, será que ainda possuem a esperança em seus corações.

Sem a fé em Deus não poderemos derrubar as muralhas e conquistar a vitória para nossas vidas.

1. A primeira coisa a fazer é recuperar a Fé em Cristo.

Se você andar desanimado, angustiado, com a cabeça cheio de problemas, dificilmente conseguirá derrubar as muralhas da sua vida, ou a sua fé é maior que seu problema, ou o seu problema é maior que sua Fé, e assim nunca conseguirá ser um vencedor, se você já perdeu a fé, trate de recupera-la já, não é para amanhã, Tem que ser hoje, tem que ser agora , o primeiro passo é recuperar a Fé, e isto só é possível se você esquecer os seus problemas e olhar só para Jesus, busque todos os dias agradecer a Deus por tudo, passe o dia a dizer que você ama a Jesus, confesse agora mesmo que sua fé é maior que seus problemas, diga em voz alta varias vezes. Minha fé em Jesus é maior que o meu problema.

2. O Segundo passo é cercar a cidade. Sair da Comodidade.

O Povo de Israel queria entrar em Jerico, mas os muros eram muito grandes, então por ordem de Deus eles cercaram a cidade, e assim ninguém podia sair nem entrar de Jerico, isto colocou medo no povo de Jerico, isto amedrontou toda aquela cidade, afinal quem tinha que ficar com medo era o povo de Jerico e não Israel, visto que Deus estava com eles

Cercar a cidade significa sair da comodidade, ir a luta, ir em busca de quem pode realmente resolver seus problemas, não tenha medo de se decepcionar com Deus, não tenha medo de receber um não de alguém, vá a luta sabendo que você é importante para Deus, você não é um fraco, assim como o povo de Israel não teve medo, Assim também nós devemos lembrar que Deus é conosco, a bíblia relata em I João 4:4 que Maior é aquele que esta em nós, do que o que esta no mundo, vá atrás dos teus sonhos, busque constantemente, ore durante a noite pedindo a Deus, levante pela manhã pedindo a Deus, faça um Jejum pedindo a Deus por sua bênção, comesse a abençoar sua casa, seus filhos, seu emprego, seu salário, sua casa, mesmo se você ainda não os possui, agradeça a Deus mesmo antes de receber, cerque por todos os lados, o seu animo para com Deus deixará o diabo com medo, ele se enfraquecerá com seu animo de fé e perseverança.

3. O Terceiro passo é não desanimar, perseverar até as muralhas caírem

Deus ordenou a Josué para que todo o povo de Israel rodeasse a cidade uma vez por dia durante seis dias, e no último dia, rodeasse a cidade por sete vezes, mas sempre tocando a trombeta, e a arca da Aliança os seguia em silencio.

Isto demonstra que as muralhas deveriam cair não pela força, mas pela fé, não era o povo que faria cair as muralhas, mas Deus, aquele muralha era grande e forte demais para se derrubar com a força humana, nada poderia faze-la cair, mas Deus que é maior que tudo iria ele mesmo guerrear em favor de Israel, e assim seria então possível fazer cair tamanha muralha.

Deus mostrou que a perseverança de rodear a cidade por sete dias seguidos, e no sétimo sete vezes, mostraria o animo do povo, eles estariam demonstrando que tinham grande fé em Deus, que confiavam de verdade no Deus altíssimo, a grande diferença era a perseverança, a fé que não desiste na primeira prova, ou no primeiro problema.

Deus poderia muito bem mandar um raio do Céu e derrubar a muralha, mas assim ele não estaria fazendo a fé do povo crescer, e por isso esperou os sete dias, e no final a grande muralha caiu, não pela força humana, mas pela fé e perseverança do povo que a queria conquistar.

4. O Quarto passo é obedecer o profeta e os sacerdotes. Obediência.

Durante os sete dias o povo deveriam rodear a cidade em silencio, somente os sacerdotes deveriam tocar as trombetas, enquanto povo os seguiam logo atrás, assim os sacerdotes seguiram as palavras de Josué, e o povo seguiam os sacerdotes, mas em silencio.

Assim também Deus quer que hoje possamos seguir os homens que ele mesmo colocou para nos guiar, ouvir a mensagem atentamente, e seguir os seus passos, não reclamando, falando mal de pastores, profetas, é preciso obedecer, este é o segredo, Deus quer saber se somos obedientes, se estamos prontos a obedecer, para depois nos dar a vitória sobre os nossos problemas. Deus não gosta de pessoas desobedientes, que reclamam demais, é preciso estar em silencio e em obediência.

5. O Quinto passo é confessar a vitória, Cantar e louvar a Deus.

No sétimo dia, deveriam rodear a cidade por sete vezes, e no final da última volta, o povo já estava cansado, exausto, sem fôlego nem para falar, muito menos para gritar, mas Deus mandou que o povo desse gritassem, dessem um grande brado, e depois do brado do povo a muralha caiu abaixo.

Assim nós também devemos fazer, buscar a Deus constantemente, e no último dia, depois de olhar somente para Cristo alicerçando nossa fé em Deus, perseverar por tanto tempo, ouvir as palavras dos pastores e líderes que Deus colocou para nos ensinar, não ficar reclamando de tudo, Deus nos manda dar um brado de vitória, cantar bem alto para Deus, estar muito animado na igreja, assim o diabo, o inferno inteiro irá tremer, e as muralhas cairão, e então receberemos as bênçãos por completo.

Se você esta pronto para derrubar as muralhas comesse agora mesmo a olhar somente para Cristo, e se ainda não o aceitou, aceite o agora, e Cristo estará para sempre com você, e as muralha já começarão a ruir, e certamente cairão por completo.

 

Pastor Edson